Dúvidas sobre o ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é uma sigla em inglês para designar softwares de gestão empresarial.
Projetado para integrar e controlar todas as operações da empresa, as informações trafegam em tempo real proporcionando rapidez e eficiência nos processos dos departamentos, além de fornecer indicadores para serem usados pelos diferentes setores da empresa.
Com a adoção de um sistema integrado de gestão, o empresário contará com ferramentas que o apoiarão na tomada de decisões de maneira rápida e eficaz além de mostrar de maneira inequívoca os resultados da organização.

Outras vantagens:
- Rapidez na conclusão de cada processo dentro da Cia.
- Elimina retrabalho.
- Reduz custos operacionais.
- Organiza o fluxo de informações.
- Aumenta a precisão das informações.
- Automatiza os processos de envio de e-mails e documentos.
- Tomadas de decisões baseadas em indicadores mais precisos e confiáveis.
Em geral, a decisão de implantar um ERP é resultado de um conjunto de medidas adotadas pelo empresário para adequar sua empresa a novos padrões de governança corporativa. A decisão de melhorar os processos, reduzir custos, otimizar resultados e modernizar a gestão organizacional, fazem parte do pacote de medidas que apoiarão o empresário na adoção de um sistema integrado de gestão. O momento adequado para a adoção de um ERP será definido quando o empresário decidir adotar as medidas necessárias para transformar a gestão corporativa de sua empresa transportando-a para um novo nível empresarial.
Não, pelo contrário. A característica de um bom sistema ERP é possuir flexibilidade para se adequar às rotinas estabelecidas pelo empresário e respeitar as particularidades do segmento de mercado em que a empesa atua.
Sim, nosso sistema ERP SAS permite a evolução permanente do seu negócio. Por ser modular e escalável ele suporta gerenciar várias empresas ou filiais de maneira unificada. Flexível, o ERP SAS permite adotar o perfil comercial para atacado e varejo dentro da mesma empresa e/ou filial permitindo ao empresário adotar múltiplos canais comerciais.
Sim, sem dúvida. A adoção de um sistema ERP terá impacto imediato nas operações da empresa o que trará redução de custos, eliminação de erros, controle total sobre o estoque e aumento da produtividade, entre outros aspectos.
Algumas medidas precisam ser adotadas pelo empresário para que a adoção de um sistema de gestão tenha sucesso, no entanto nenhuma delas será eficaz sem a colaboração direta dos funcionários da empresa, por isso é fundamental que o empresário consiga a adesão de seus colaboradores em torno do projeto de implantação do ERP. Podemos sugerir algumas medidas, que em nossa visão, serão indispensáveis para o sucesso da adoção do ERP SAS:

- O empresário deve eleger os colaboradores chaves que o ajudarão na condução do projeto e conseguir engajá-los a fim de obter melhores resultados.
- definir as metas para a nova gestão corporativa.
- identificar com clareza os pontos fracos de sua gestão que precisam ser melhorados.
- manter os aspectos empresariais que são características de seu negócio e devem ser fortalecidos com a nova gestão.
- estabelecer novas metas para sua cia, levando-se em consideração as ferramentas administrativas e operacionais oferecidas pelo ERP.
- definir prazos e cronogramas para o cumprimento de tarefas a fim de cumprir as metas estabelecidas.
- priorizar as tarefas empresariais terceirizando todos os serviços técnicos que estejam ligados à implantação do ERP.

Lembre-se, com a implantação do ERP SAS a empresa estará mudando de patamar tecnológico e sua adoção implicará em um processo de transformação da empresa e seus colaboradores e para que o processo seja efetivado com sucesso é necessário equilibrar os objetivos do projeto com as possibilidades de mudança na empresa, por isso quando for traçar as metas e objetivos leve isto em consideração.
Vários cuidados serão necessários, porém em nossa visão, o mais importante é a escolha do ERP adequado às reais necessidades da empresa adequando o sistema ao orçamento disponível e ao volume de negócios desejado a longo prazo. O ideal é decidir pelo sistema que será utilizado em sua totalidade, pois quanto maior o grau de uso do sistema, maior será o retorno que ele trará.

Encontrar a solução compatível em ferramentas necessárias e que se encaixe em seu orçamento é um desafio que só será vencido se você se planejar antecipadamente identificando, dentro das reais necessidades da empresa quais são suas prioridades.

Encontrar a empresa fornecedora do ERP que possa agregar valor ao seu investimento, oferecendo serviços de infraestrutura, suporte, fornecimento de hardwares, periféricos e softwares também é um diferencial a ser considerado.

Procure identificar junto a seu fornecedor de ERP se o contrato de implantação permitirá expansões futuras e se o sistema receberá atualizações permanentes.
A implantação do sistema ERP SAS será dividida em várias etapas a saber:

a. Instalação do hardware na empresa ou no provedor.
b. Instalação do software no servidor e nas estações de trabalho.
c. Configuração do sistema conforme as necessidades levantadas junto ao gestor da empresa.
Nesta etapa poderá haver conversão de dados, caso a empresa adquirente possua um sistema de gestão em funcionamento, por isso um profissional da Softcom irá detalhar o processo identificando junto aos gestores quais informações serão passíveis de importação. Após a importação haverá a necessidade de validação dos dados a fim de garantir a integridade das informações contidas.
d. Treinamento dos usuários.
e. Suporte Técnico (Vários canais de acesso ao suporte estarão disponíveis aos usuários do ERP SAS, a saber;)
a. Via Site da Softcom, em chat on-line.
b. Dentro do próprio ERP SAS.
c. Por e-mail.
d. Via atendimento telefônico.
e. Acesso remoto.
f. Via rádio Nextel.
g. Suporte presencial.
Não podemos definir um prazo fixo ou mesmo padrão para a implantação do SAS, pois os prazos dependem de diversos fatores como:

a. Prioridades estabelecidas pela empresa.
b. Número de colaboradores envolvidos diretamente na implantação.
c. Dados a serem transferidos e importados de outros sistemas.
d. Número de módulos adiquiridos.
e. Customizações e personalizações necessárias

Em função destes fatores, o prazo será definido em conjunto com os gestores no momento do fechamento do escopo do projeto, no entanto podemos garantir que por ser de fácil implementação, fácil aprendizado, de uso intuitivo e com os nossos profissionais totalmente dedicados ao processo, os prazos de implementação do ERP SAS são os mais baixos do mercado, atendendo em sua totalidade as expectativas dos nossos clientes..
O treinamento será feito preferencialmente no local, ou seja, na empresa adquirente, porém disponibilizamos local para treinamentos na Softcom. O cronograma e o conteúdo do treinamento serão definidos em cada projeto junto com os gestores da empresa, permitindo adequar as rotinas às prioridades e metas estabelecidas por cada empresário. A metodologia aplicada ao treinamento é realizar na prática, com dados próprios da empresa, cada tarefa simulando as operações dos departamentos, diretamente com os usuários que as utilizarão. Desta forma seremos objetivos economizando tempo e conquistando resultados imediatos.
O suporte ao sistema SAS ERP é realizado através de abertura de um chamado técnico, via fone, on-line ou via e-mail. Nossos técnicos irão identificar as necessidades para esclarecimento das dúvidas ou soluções dos problemas e acionar os canais necessários para finalizar o atendimento que poderá ser via fone, rádio Nextel, on-line, e-mail, via acesso remoto ao computador do usuário ou mesmo encaminhar um técnico ao local.

Contato

Softcom Informática Ltda.
Rua Chico Pontes, 351 c/8
Tel: (11) 2252-4052
Email: softcom@softcominformatica.com.br

Navigation

Social Media